quinta-feira, 29 de abril de 2010

Prefeitura busca incrementar ações para o mês do município

















Uma reunião na tarde de terça-feira (27), entre a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú e o Núcleo de Gastronomia do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau (Com Vida) tratou os primeiros detalhes da participação da entidade no calendário de eventos oficial do mês do município, em julho. Na pauta, dois assuntos. Primeiro, a participação do Convention na 1ª Festa da Tainha da Interpraias, que está sendo promovida pela Associação dos Moradores do Estaleiro (AME) com apoio de diversas secretarias municipais. O segundo, a realização de uma promoção gastronômica durante todos os dias de julho.

A presidente do Convention, Ângela Couto, conheceu a proposta da Festa da Tainha e disse ser interessante a participação do órgão junto à festa. A sugestão dada pela AME e repassada na reunião pelo presidente Luis Cláudio Schurmann e pelo vice, Laurindo Pedro Ramos Filho, é de que os associados do Com Vida ocupem algumas das barracas que serão instaladas ao redor da área principal, que terá aproximadamente mil metros quadrados.

As barracas terão 25 metros quadrados e poderão apresentar o melhor da gastronomia típica do litoral. Na festa ainda haverá atrações culturais como Boi de Mamão e Terno de Reis, apresentações artísticas com música gaúcha, samba, brincadeiras infantis, com dois dias de festa no bairro do Estaleiro tanto para moradores, quanto para turistas e visitantes da região. Um novo encontro no dia 3 de maio, na Secretaria de Turismo, reunirá os colaboradores para definir o evento.

Já sobre a promoção gastronômica durante o mês de aniversário de Balneário Camboriú, o Convention irá apresentar à Prefeitura o projeto proposto, que irá seguir os moldes do Balneário Saboroso, realizado em novembro de 2009, mas que terá outra nomenclatura. O secretário de Turismo, Ademar Schneider, explicou que o objetivo do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, é buscar ações para incrementar o mês do município e que ocupem os 31 dias de julho. “A gastronomia é importante, porque ajuda a fomentar o turismo da cidade”, motivou o secretário.

Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo – Sectur
Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Silvia Bomm (DRT-3930-JP/PR)
(47) 3367-8122
www.secturbc.com.br
www.balneariocamboriu.sc.gov.br

sexta-feira, 23 de abril de 2010

1ª Festa da Tainha da Interpraias será em junho



http://www.secturbc.com.br/pt_index.php?s=noticias&id=842

Está previamente agendada para acontecer nos dias 26 e 27 de junho próximo, a 1ª Festa da Tainha da Interpraias. O evento é uma iniciativa da Associação dos Moradores do Estaleiro – AME, e já conta com a parceria da Prefeitura de Balneário Camboriú, através das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), Obras e Paisagismo, Inclusão Social, Secretaria de Segurança, Fundação Cultural de Balneário Camboriú, mas deve envolver ainda outras entidades, empresas privadas e a própria comunidade.

A primeira reunião para definir a ideia da festa aconteceu na tarde desta quinta-feira(22), na Sectur, com a presença das secretarias envolvidas, do presidente da AME, Luiz Claudio Wirth Schurmann e do vice-presidente da entidade, Laurindo Pedro Ramos Filho. Segundo informa Schurmann, o objetivo é valorizar a pesca da tainha, a gastronomia típica da região da Interpraias, trazer movimentação para o Estaleiro e ainda beneficiar o bairro com melhorias proporcionadas pelo lucro da festa.

O secretário de Turismo, Ademar Schneider, gostou da ideia e disponibilizou a Sectur para que a festa seja um sucesso. Também concordaram em dar apoio o secretário de Obras, Valmir Pereira e de Segurança, Adelcio Bernardino. Os representantes dos secretários Luiz Maraschin, Carlos Souza Fernandes, e do superintendente da Cultura, Eduardo Meneghelli, Rodrigo Silveira, participaram da reunião e também firmaram o apoio.

A festa deverá ter apresentações artísticas e culturais, tendas com exposição de produtos artesanais e gastronômicos, principalmente pratos a base de tainha, além de outras atrações que estão sendo desenvolvidas nas reuniões. A próxima acontece no início de maio, também na Secretaria de Turismo. O lançamento da festa deve acontecer em meados de junho para imprensa e convidados.

Prefeitura de Balneário Camboriú
Secretaria de Turismo e Desenv. Econômico
Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Silvia Bomm (DRT 3930-JP/PR)
(47) 3367-8122

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Associação de Moradores solicita mais segurança!

A atual Base de Segurança do Estaleiro é uma conquista inquestionável para todos os moradores das praias agrestes.
Nos meses de verão, em relação há anos passados, o indíce de criminalidade caiu pela metade, conforme dados colhidos junto à Polícia Civil.
Todavia, a Base de Segurança, atualmente, conta com apenas 1 Policial Civil, 1 Agente de Trânsito e 2 Policiais Militares, sendo estes dois ultimos responsáveis por toda a região das praias agrestes.
Diante da realidade, questionamos o Chefe da Polícia Civil, Polícia Militar e Secretário de Segurança Pública, acerca dos fatos citados. Não houve resposta!
Esta Diretoria da AME, busca o melhor pelo bem coletivo!
Assista a Reportagem acerca do assunto, exibida do Jornal do Meio Dia, da Ric Record de Itajaí!

www.clickric.com.br/ric.com/videos_busca_player.asp?id_cat=2&data=08/04/2010&estado=sc&id=7035&estado_sel=sc

sexta-feira, 2 de abril de 2010

AME exige mais Segurança para a Região das Praias Agrestes e Bairro da Barra, São Judas e Nova Esperança

Moradores do Estaleiro exigem mais segurança
Nos bairros da Barra, Nova Esperança, São Judas e região do Estaleiro, existem apenas duas viaturas para cuidar do patrulhamento


Os moradores da região que compreende a região da Interpraias, em Balneário Camboriú, estão exigindo mais efetivo policial para realizar rondas diárias no local.
Outra reivindicação é a ativação concreta da Base Integrada de Segurança Comunitária, que somente durante os meses da alta temporada recebe reforço policial.
Quem faz o alerta é o vice-presidente da Associação dos Moradores do Estaleiro, Laurindo Ramos Filho. O estudante de Direito faz um apelo geral ao Estado. "Não queremos agentes de trânsito na Base", reclama. De acordo com Laurindo, o local foi devidamente reformado pela atual gestão municipal. "A base policial está pronta para receber um efetivo maior de policiais. Contém alojamento, cozinha e internet, coisa que antes não existia", revela.
O representante da Associação de Moradores aponta aumento no número de arrombamentos na região. "Em três meses tivemos 25 ocorrências, isto é preocupante. A região da Interpraias é um local muito ermo", diz. Segundo Laurindo, a Base Integrada é hoje mantida com um policial civil e dois militares.
Laurindo revela que nos bairros da Barra, Nova Esperança, São Judas e região do Estaleiro, existem apenas duas viaturas para cuidar da segurança. A idéia da associação é trazer policiais para a Base e tornar o local habitável. "As autoridades de segurança estaduais deveriam seguir o exemplo de Florianópolis, onde existe o Pelotão do Turista", aconselha. "Outra idéia é implantar o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) nesta base policial. Isto traria mais respeitabilidade ao bairro e os ladrões ficariam com medo de agir", diz.
A Associação dos Moradores pretende realizar um abaixo-assinado exigindo a transferência do COPE para o bairro Estaleiro. "Vamos fazer essa mobilização exigindo melhorias no setor da segurança pública, que é dever o Estado. O prefeito Edson Piriquito e o ex-secretário de Segurança, Nilson Probst, já fizeram sua parte, reformando a base", desabafa.
O delegado regional, Maurício Eskudlark, revelou aos membros da associação que em poucos dias a cidade de Balneário Camboriú vai receber o reforço de 30 policiais militares. A distribuição deste efetivo ainda não está definida. "Queremos manter a região do Estaleiro como sempre foi: tranquila. Infelizmente o poder público está inerte nesta parte", finaliza Laurindo.

Fonte:
http://www.jornaltribuna.com.br/cotidiano.php?id_materia=35296