quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Prefeito se reúne com os Presidentes das Associações de Moradores de Balneário Camboriú


O prefeito Edson Piriquito, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 13 com os presidentes das Associações de Moradores de Balneário Camboriú para atender às reivindicações da população de cada bairro. Entre os compromissos assumidos pelo prefeito, está o encontro periódico com os presidentes para avaliar se os pedidos estão sendo atendidos e novas solicitações junto à municipalidade.
O prefeito destacou a importância da reunião já no início de 2010, para que a Prefeitura possa trabalhar em conjunto com a comunidade e a necessidade deste encontro se estender durante todo o ano. Todos os presidentes tiveram a oportunidade de fazer as reivindicações de seus bairros.
A presidente da União das Associações de Moradores de Balneário Camboriú (Unibac), Angelina Schneider, fez quatro pedidos comuns a todos. O primeiro foi a formalização do uso do espaço pela Unibac do Centro de Treinamento Comunitários (CTC), no bairro das Nações, o qual o prefeito se dispôs a verificar a viabilidade legal, assim como a busca de subvenção (recursos financeiros) para que a entidade atenda melhor à população. Também foi solicitada a presença dos secretários na reunião mensal da Unibac, a qual o prefeito propôs que se fizesse uma pauta com antecedência e convocado o secretário do assunto a ser tratado: “Vou cobrar dos secretários para que compareçam a reunião, ou pelo menos, envie um representante que possa resolver o assunto a ser tratado”, disse o prefeito.
Por fim, a Unibac pediu a presença do prefeito em suas reuniões bimestrais, com a qual o prefeito se comprometeu a comparecer sempre que a sua agenda permitir: “Não vou me comprometer com datas, mas quero encontrar com todos vocês sempre que for possível, poderia mandar um representante, e quando for necessário irei fazê-lo, mas a minha vontade é encontrar com vocês pessoalmente, e sempre que possível vou encontrá-los, vamos criar este canal direto de comunicação”, disse.
Entre as reivindicações de cada bairro, os representantes de Taquaras pediram uma creche, pois as mães que precisam trabalhar não tem aonde deixar os filhos. O prefeito se comprometeu então, a fazer um levantamento em todas as creches da cidade para poder encaixar as crianças do bairro até que uma creche no bairro seja construída: “Se conseguirmos vagas em outros bairros buscaremos uma forma de fornecer o transporte destas crianças até as creches para que as mães possam trabalhar com tranqüilidade e a prefeitura tenha tempo de construir uma unidade em Taquaras”, finalizou o prefeito. Outras reivindicações nas áreas de Saúde e Obras também estão sendo feitas e repassadas aos respectivos secretários que também se encontram na reunião.

Um comentário:

  1. O primeiro a discursar foi o presidente do Conseg Interbairros, Ricardo Loppnow, que destacou o pioneirismo de Balneário Camboriú em criar a Base, e que, na sua opinião, servirá de modelo para o País. Agradeceu ao prefeito Edson Piriquito o cumprimento do compromisso firmado em reunião no início do ano, e solicitou o apoio da comunidade, para que a BISC atenda as expectativas da região das praias.

    O comandante do 12º BPM, coronel Cláudio Koglin, tomou a palavra na sequência, e mencionou ter passado há cerca de dois anos pela Interpraias – rodovia onde está localizada a BISC – e visto o painel que anunciava a propaganda da BISC, embora estivesse fechada. “Assim que assumimos o comando, o prefeito nos convocou e se comprometeu a entregar a Base”, analisou. Koglin também reafirmou o compromisso da Polícia Militar em permanecer no local não apenas na temporada, mas durante o ano todo. “Este equipamento entregue à comunidade será importante, para que haja avanço em segurança pública. A Base do Estaleiro serve de exemplo para Santa Catarina. Desejo todo o sucesso”, complementou o comandante.

    Já o delegado regional da Polícia Civil, Ademir Serafim, também reafirmou o compromisso da Polícia Civil em ficar no local o ano todo. “ Nosso objetivo é evitar que o bandido atue. Se ao final da temporada tivermos reduzido o número de ocorrências, nossa meta estará sendo cumprida”, mencionou. O presidente da Associação dos Moradores do Estaleiro, Cláudio Schurmann, agradeceu o retorno das atividades na Base Integrada, citando a sua importância para toda a comunidade das praias agrestes da cidade.

    Também tomou a palavra, o diretor de Integração da Segurança Pública Estadual, Eliseu de Souza. Ele analisou que a BISC servirá de modelo para o Brasil, e que o seu funcionamento dá à expressão ''segurança pública'', o seu sentido mais amplo e mais pleno. E emendou: “O trabalho da polícia integrada mostra que é possível se fazer quando se quer.Será um suporte eficiente para a segurança nas praias”.

    Para finalizar, o prefeito Edson Piriquito lembrou que a Base Integrada funcionará em seu andar térreo, por algumas limitações. “Nossa intenção era fazer funcionar inteira, mas o Poder Público não poderia reformar algo que não era seu”, disse Piriquito. Ele complementou informando que a BISC teve quer ser permutada, e que isso levou a Prefeitura a optar por iniciar seu funcionamento de forma parcial, nesse início de trabalhos.

    O prefeito falou sobre a reunião que foi realizada no início do ano, e que nela foram firmados alguns compromissos entre o Poder Público e a segurança pública local. Naquele momento, foram levantadas as ações que cada força de segurança poderia cumprir. Um dos compromissos foi a realização das Operações Integradas nas ruas da cidade, feitas durante o ano de 2009 e que devem continuar. Outro foi a reabertura da Base. “Não aconteceu na velocidade que gostaríamos, mas estamos no caminho certo. Devagar, nós chegaremos em nosso objetivo. O importante é que a estrutura funcionará durante todo o ano, não apenas na temporada, e isso significa que a cidade foi feita para todos”, complementa.

    Para a reforma da Base, a Prefeitura investiu pela primeira vez na estrutura, sendo que contou com o Governo Estadual para mobiliar o local. Foram ainda montados dois alojamentos, um masculino, para 16 policiais e outro feminino, para outras seis profissionais da segurança. Durante a temporada, os alojamentos servirão para receber policiais e agentes que estarão a serviço na cidade, principalmente os que estarão trabalhando na região da Interpraias.

    Fonte: PMBC

    ResponderExcluir